Portal da CIdade Itaituba

AMETROPIAS

Entenda a diferença entre Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia - AMETROPIAS

Ametropias são as doenças oculares que ocorrem devido a erros refrativos nos quais a focalização da luz que chega à retina é feita de forma inadequada.

Publicado em 01/10/2021 às 08:59
Atualizado em

Dr Bruno Teixeira, atende no Centro Oftalmológico Tapajós (Foto: Reprodução)

    Para entender cada uma das ametropias, você precisa entender primeiro como funciona uma visão normal. A imagem abaixo irá lhe ajudar:

  Reprodução Internet

 Ao observar a imagem acima o que se conclui é que para uma pessoa que possui uma visão normal, a luz é projetada diretamente na retina e a imagem produzida é nítida e clara.

   Não é o que ocorre com quem tem algumas das Ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo) pois, a luz é desviada da retina e as imagens ficam embaçadas e distorcidas. As ametropias mais conhecidas são: miopia, hipermetropia e astigmatismo.


MIOPIA

Para os míopes as imagens são formadas ANTES de chegarem na retina, isso porque o globo ocular é maior que o normal, por isso apresentam grande dificuldade de enxergar de longe.


Reprodução Internet

Você provavelmente já viu circulando na internet memes do tipo: 

Reprodução Internet

Esses memes expressam bem o que ocorre com os afetados pela miopia, de perto enxergam tudo, mas de longe as imagens ficam totalmente distorcidas, isso devido a formação da imagem acontecer antes da luz chegar a retina.

Sintomas

Visão embaçada a distância, dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.

Tratamento

A miopia pode ser corrigida com o uso de óculos de lentes divergentes, lentes de contato ou cirurgia.


HIPERMETROPIA

Ao contrário do que ocorre na miopia, nesse caso as imagens são formadas ATRÁS da retina, isso porque o globo ocular é menor do que o normal, o que acarreta a dificuldade de enxergar de perto.

Reprodução Internet

Sintomas

Visão embaçada mais para perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.

Tratamentos

Pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes convergentes), lentes de contato ou cirurgia.


ASTIGMATISMO

Acontece geralmente por uma irregularidade da curvatura da córnea. Nesse caso os raios de luz chegam em vários pontos da retina e não apenas em um único ponto, como foi visto na miopia e hipermetropia. O resultado é a distorção da imagem para perto e para longe.

Reprodução Internet


Sintomas

A imagem fica borrada e algumas queixas são frequentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).

Tratamentos

Pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes cilíndricas), lentes de contato ou cirurgia.

A imagem abaixo demonstra a forma como cada pessoa portadora de uma ametropia enxerga:

           Normal                      Míope                  Hipermetropia         Astigmatismo

Reprodução Internet

Caso identifique em você algum desses problemas procure um oftalmologista confiável e faça uma avaliação, pois cada uma delas possui correção.


Dr. Bruno Teixeira

RQE 6284

Centro Oftalmológico Tapajós

Avenida Nova de Santana, 135B

Comércio - 68180-030 - Itaituba/PA

(93) 99244-4449

Instagram | Whatsapp



Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo Whatsapp (93)99177-6752 


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 


Fonte:

Receba as notícias de Itaituba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias