Dentro do olho existe uma lente natural que chamamos de cristalino, e esta com o passar dos anos vai ficando opaca, impedindo que os raios luminosos cheguem até a retina, tecido responsável por formular as imagens.
Com isso, as imagens que antes eram nítidas, passam a parecer borradas, distorcidas e sem muita clareza.
Reprodução:Internet
Sintomas
Os principais sintomas são:
- Embaçamento: Sintoma leve onde o paciente passa a enxergar as coisas de forma turva, mas usando óculos ainda consegue enxergar.
- Ofuscamento: Sintoma mais notável quando o paciente olha para lâmpadas em postes ou faróis de carro, por exemplo, notando a formação de um halo ao redor da luz.
- Baixa de visão: Este é a perda parcial da visão e caso não seja tratado, resultará na perda total.
Fatores de Risco
Normalmente se apresenta no indivíduo após os 60 anos de idade e em portadores de diabetes, mas isso não é regra pois também pode afetar bebês, na forma congênita, crianças e adultos jovens. Pode ser decorrente tanto do envelhecimento como também a exposição exagerada a raios ultravioletas e ao uso excessivo de medicamentos corticoides, muito comum em casos de uso inadvertido de alguns colírios.
Diferença entre catarata e Pterígio
Muita gente confunde a catarata com o pterígio (que é aquela elevação esbranquiçada que encobre a parte preta do olho e em volta é avermelhada), no entanto não há qualquer semelhança, pois como dito anteriormente, a catarata afeta o cristalino (parte interna do olho) e o pterígio afeta a parte externa.
Reprodução:Internet
Tratamento
O tratamento é cirúrgico. Nele é realizada a troca da lente natural por uma lente artificial que não se opacifica.
Aqui vale ressaltar que a cirurgia moderna de catarata, chamada facoemulsificação, é a técnica de escolha para mais de 90% dos casos. Nela usa-se anestesia apenas com colírio e o período de recuperação costuma durar apenas cerca de 15 dias.
Como saber se você tem catarata?
Para diagnóstico, é necessária uma avaliação com um oftalmologista, pois como é desenvolvida na parte interna do olho, só pode ser vista com a ajuda de aparelhos especializados.
Como evitar a catarata
- Proteja-se dos raios ultravioletas (use óculos de sol adequados).
- Evite o uso excessivo de alguns medicamentos, como corticóides.
- Tenha uma alimentação balanceada (frutas, verduras, vitamina E e vitamina C).
- Vá regularmente a um oftalmologista.
RQE 6284
Avenida Nova de Santana, 135B
Comércio - 68180-030 - Itaituba/PA
(93) 99244-4449
Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo Whatsapp (93)99177-6752
Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.