Portal da CIdade Itaituba

Catarata

Catarata: O que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Por ser uma alteração irreversível e progressiva, o diagnóstico precoce facilita a tomada de decisão para o tratamento imediato

Publicado em 29/07/2021 às 22:00
Atualizado em

Dr Bruno Teixeira, atende no Centro Oftalmológico Tapajós (Foto: Reprodução)

Dentro do olho existe uma lente natural que chamamos de cristalino, e esta com o passar dos anos vai ficando opaca, impedindo que os raios luminosos cheguem até a retina, tecido responsável por formular as imagens.

Com isso, as imagens que antes eram nítidas, passam a parecer borradas, distorcidas e sem muita clareza.

Reprodução:Internet


Sintomas

Os principais sintomas são:

- Embaçamento: Sintoma leve onde o paciente passa a enxergar as coisas de forma turva, mas usando óculos ainda consegue enxergar.

- Ofuscamento: Sintoma mais notável quando o paciente olha para lâmpadas em postes ou faróis de carro, por exemplo, notando a formação de um halo ao redor da luz.

- Baixa de visão: Este é a perda parcial da visão e caso não seja tratado, resultará na perda total.


Fatores de Risco

Normalmente se apresenta no indivíduo após os 60 anos de idade e em portadores de diabetes, mas isso não é regra pois também pode afetar bebês, na forma congênita, crianças e adultos jovens. Pode ser decorrente tanto do envelhecimento como também a exposição exagerada a raios ultravioletas e ao uso excessivo de medicamentos corticoides, muito comum em casos de uso inadvertido de alguns colírios.


Diferença entre catarata e Pterígio

Muita gente confunde a catarata com o pterígio (que é aquela elevação esbranquiçada que encobre a parte preta do olho e em volta é avermelhada), no entanto não há qualquer semelhança, pois como dito anteriormente, a catarata afeta o cristalino (parte interna do olho) e o pterígio afeta a parte externa.


Reprodução:Internet


Tratamento

O tratamento é cirúrgico. Nele é realizada a troca da lente natural por uma lente artificial que não se opacifica.

Aqui vale ressaltar que a cirurgia moderna de catarata, chamada facoemulsificação, é a técnica de escolha para mais de 90% dos casos. Nela usa-se anestesia apenas com colírio e o período de recuperação costuma durar apenas cerca de 15 dias.


Como saber se você tem catarata?

Para diagnóstico, é necessária uma avaliação com um oftalmologista, pois como é desenvolvida na parte interna do olho, só pode ser vista com a ajuda de aparelhos especializados.


Como evitar a catarata

- Proteja-se dos raios ultravioletas (use óculos de sol adequados).

- Evite o uso excessivo de alguns medicamentos, como corticóides.

- Tenha uma alimentação balanceada (frutas, verduras, vitamina E e vitamina C).

- Vá regularmente a um oftalmologista.


Dr. Bruno Teixeira

RQE 6284

Centro Oftalmológico Tapajós

Avenida Nova de Santana, 135B

Comércio - 68180-030 - Itaituba/PA

(93) 99244-4449

Instagram | Whatsapp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo Whatsapp (93)99177-6752


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Itaituba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias