Portal da CIdade Itaituba

Fissura/Rachadura

Qual a causa das rachaduras na minha casa? E quando elas podem ser um problema?

Se não tratadas, tais “patologias” podem comprometer a estrutura da construção e a segurança de seus habitantes.

Publicado em 01/08/2021 às 22:00
Atualizado em

Tiago Posiadlo Engenheiro Civil, na HTW Engenharia (Foto: Reprodução)

Creio que alguma fissura ou rachadura, já lhe tirou a paciência um dia!

De maneira geral dividimos esse tipo de patologia em 3 tipos:

Fissura (uma abertura fina e alongada que aparece de forma superficial, geralmente atingindo a pintura e revestimentos)

Trincas (atingem a estrutura da parede) e 

- Rachadura (aberturas maiores e profundas).

As causas dos aparecimentos podem ser diversas: Alterações químicas, acomodação da estrutura, dilatação térmica, retração do material, infiltração, vibrações e trepidações, etc.


Fissura

É uma abertura superficial fina e alongada, que aparece de forma superficial, geralmente atinge a pintura e o revestimento.

São causadas por oscilação de temperatura e exposição ao sol. Pode parecer inofensiva, mas, se não for reparada pode virar uma trinca ou rachadura. A solução normalmente é uma demão de massa corrida ou com a aplicação de gesso com fita telada.


Reprodução: Internet

2- Trincas

São aberturas que atingem a estrutura da parede, são causadas por erros executivos ou problemas estruturais, um exemplo são as vigas executadas sob as paredes, que por sofrerem uma carga podem transferir partes dessas tensões para as alvenarias. 


Reprodução: Internet

3- Rachaduras

Tem abertura maiores que 3mm, são uma evolução das trincas, podem resultado de uma deformação excessiva das estruturas, como recalque nas fundações, sobrecarga nas vigas, lajes ou pilares. É o último indicativo antes da queda.


Reprodução: Internet

Como podem ser evitadas

1- Com a construção de vergas e contra vergas na etapa construtiva da residência. Conforme a imagem abaixo.


Reprodução: Internet

2- Realizar fundação apropriada: Em terrenos onde fez-se aterro descontrolado para a construção de uma residência, em que as fundações ficam sobre o próprio aterro, é comum o aparecimento de fissuras por recalque das fundações. Isso se dá pela fundação inapropriada adotada para a execução da construção, tendo como consequência as várias fissuras de predominância inclinada.


Reprodução: Internet


Atenção, se sua construção apresentar fissuras em elementos estruturais como Lajes, Vigas e Pilares, chame um especialista nessa área, fissuras nesses elementos podem trazer riscos à segurança dos usuários. Por isso, as inspeções por um especialista para descobrir as causas das fissuras ou rachaduras em uma construção são imprescindíveis para a solução delas.


Tiago Posiadlo - Engenheiro Civil

26.997-D/PA

HTW - Engenharia

(93) 99150-5352

Instagram | Whatsapp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo Whatsapp (93)99177-6752


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Itaituba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias