Portal da CIdade Itaituba

SOBRECARGA MENTAL

Sobrecarga Mental, Ela pode te atingir

Atualmente a regra é produzir, está conectado e claro sempre feliz e motivado! Nesse contexto aumentamos sobre nós a cobrança interna.

Publicado em 14/10/2021 às 10:31
Atualizado em

Drª. Nayra Caliope atende no Cias, Centro Integrado de Atenção a Saúde (Foto: Reprodução)

A tecnologia que tanto otimizou o tempo também tem contribuído para um patamar de comparação fantasioso. Pegamos uma imagem, uma fala, que representa uma fração de tempo de no máximo alguns minutos e idealizamos que, àquela fração de tempo representa o todo, que a todo momento se deva ser e está naquele molde. O que esquecemos foi que a vida está acontecendo a cada momento, tempo passado não volta e seu molde é único. O que tudo isso tem a ver com sobrecarga mental? Vamos entender melhor isso a seguir.

O que é?

A sobre carga mental é basicamente seu cérebro chegar ao limite, devido a diversos fatores, nesse momento o cérebro começa apresentar falhas no funcionamento, apresentando dificuldade para raciocinar, solucionar problemas, visualizar coisas boas, ter novas ideias, descansar, vai perdendo a capacidade de se sentir bem, levando a vários quadros de adoecimento como síndrome de Burnout, estafa mental e quadros de depressão e ansiedade.

A pergunta agora é, o que nos faz chegar nesse estado? Nunca é uma coisa só, mais a soma de vários acontecimentos. Costumo dizer que só se sobrecarrega, quem carrega demais, temos uma máxima que o adoecido é fraco, mas é justamente o contrário, quando pensamos na sobrecarga, adoeceu por se ver forte e acreditar que daria conta de tudo e de todos. Quando nossa rotina diária é pautada nos excessos de tarefas e responsabilidades que temos que administrar seja pessoal ou profissional, e esse ciclo é mantido initerruptamente, reforço aqui a idealização de sermos homens e mulheres super poderosos, que não podem ter falhas, pausas para descansar, que devem estar sempre produtivos e felizes, existe fatalmente o risco do adoecimento. Não há problema em ser feliz, está produtivo, e hora ou outra idealizar, sonhar. O problema é acreditar que temos que ser todo o tempo assim, não somos, todos nós cansamos, erramos, precisamos de pausas até para ter novas ideias, ficamos tristes, temos um dia mais estressante que outro, nos frustramos e somos perfeitamente imperfeitos. Claro que não é para justiçar a acomodação, até porque o acomodado dificilmente se deparará com esse problema aqui. Pegue mais leve com você, e entenda que para você continuar bem e dando conta de tudo que faz, vai ter que aprender a fazer pequena pausas de vez enquanto e se priorizando um pouco mais. Pare nesse momento e escute o que as pessoas que se importam com você estão te alertando.

Como melhorar essa sobrecarga?

Para funcionarmos bem, precisamos aprender sobre limitações e prioridades, acredite essa será a melhor forma de fazer um bom uso de todo seu potencial, sem adoecimentos. O trabalho e os compromissos são importantes, mas podem nos sugar para uma espiral de obrigações. O tempo para a família, os amigos e para nós mesmos se torna escasso quando estamos muito concentrados em nosso plano de carreira, em projetos pelos quais somos apaixonados. Mas você já ouviu falar sobre a importância da alimentação saudável, exercícios físicos, momentos de lazer com amigos, hobbies e rotina do sono, certo? Então tente colocar alguma delas em prática. Se ainda assim estiver complicado a regra de ouro é se aproximar do que faz bem. Pare agora, e estabeleça um momento em sua rotina para isso. Porém, se você tentou de tudo, e não obteve resultados, ou quer simplesmente ter um braço a mais para ajudar a tornar sua vida mais plena, pode buscar a ajuda de um psicólogo para sentir-se bem novamente!



Dra. Nayra Caliope

CRP 10/04593

CiaS - Centro Integrado de Atenção a Saúde

5º rua, entre Justo Chermont e 15 de agosto, 259

Bela Vista - 68180-230 - Itaituba/PA

(93) 99143-0757

Instagram | Whatsapp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Fale conosco pelo Whatsapp (93)99177-6752


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Itaituba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias